top of page

Vamos quebrar uns Cocos?

Atualizado: 13 de fev. de 2021


Se você assiste filmes indianos, já deve ter visto cenas em que as pessoas quebram o coco seco com a cabeça. Mas você já parou para pensar qual a razão para isso?


Antes de responder, deixa te contar que o coqueiro é uma planta sagrada para os hinduístas e os cocos são considerados símbolo de boa sorte. Oferecido a uma divindade, o coco ajuda a realizar um desejo. Cortar um coqueiro, jamais! Ela é o trono de Lord Narayana e deve ser preservada.


Já o coco seco representa o ego e quebrá-lo com a cabeça diante do altar é um ato de submissão a deus e também de libertação do passado.


Afora toda a simbologia associada à planta ou aos seus frutos, o coco é um ingrediente super presente no estado de Goa e em outros do sul e sudoeste da Índia. Seja na forma de óleo (sim, indianos usam muito o óleo de coco na cozinha e também como cosmético) ou ralado, ele está presente em tudo: em molhos, doces, bebidas e, claro, curry.


No preparo do curry de coco, é preparada uma mistura de consistência pastosa de especiarias e coco levemente queimado. É o que se chama ghassi. Esse ghassi é adicionado à base do curry, composta de óleo (de coco, claro), especiarias, cebola, alho e gengibre e apurada devagarinho até obter um molho saboroso, cremoso e aromático.


Animou? Que tal preparar o curry típico do pequenino estado de Goa em casa, então?

Confira, em 0:36, a cena do pai quebrando o coco na esperança de ter seus filhos selecionados para o time de cricket.




Prestou atenção na música e teve a impressão de estar entendendo? Não, não é milagre, não. O estado de Goa foi uma colônia portuguesa até bem recentemente (1961). Então, tem muitas palavras na língua local (Konkani) que vieram da nossa língua pátria!






52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page