Você Gosta Mais da Sua Mãe ou do Seu Pai?
- Regina Sugayama

- 30 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Não sei você, mas essa pergunta sempre me pareceu meio sem sentido. Afinal, "gostar" não é algo fácil de medir ou quantificar. Não é como volume de música que se mede em decibéis, nem como peso dentro de um pacote que se mede em gramas. Gosta-se. Admira-se. Ama-se. Se é mais ou se é menos, é difícil dizer... ainda mais quando estamos comparando duas coisas tão diferentes uma da outra.
Estou comentando isso porque foi o que senti ao abrir o formulário de votação do Prêmio Cumbucca 2025 para o qual fomos indicados. O que parecia ser uma tarefa fácil - ou seja, entrar lá e votar em minha própria empresa - transformou-se num exercício de reflexão. Só que bem mais complexo do que a velha pergunta da infância pois são 40 opções e ainda por cima tem o recurso de indicar alguém que tenha escapado do radar dos jurados. É tanta gente que eu conheço de feiras, tanto produto bacana que vejo nas lojas Brasil afora... que fiquei me perguntando por que é que eu mereceria o meu voto mais do que qualquer um dos 39 outros indicados. Gente que eu admiro demais está na lista! Pessoas que me inspiram pela qualidade de seus produtos e suas histórias de vida!
Mas eu não posso votar em todos. Caramba. Eu tenho que escolher um só! Como vou poder dizer se gosto mais do Queijo do Ivair ou da Deli Chat se eu gosto mesmo é de esparramar Geleia de Pimenta Dedo de Moça com Abacaxi Deli Chat no queijo do Ivair? E D'Chevre? Amo. Muito. Mas não como puro. Como com minha Geleia de Damasco com Amêndoas e Cointreau e tomando meu Chá Verde com Jasmim e Capim-Limão. Não, não! Eu não consigo votar. E Sagrada Família?! Nossa! Adoro os produtos, apesar de não conhecer quem os produz... mas só de pensar na charcutaria deles com nossa Cebola Agridoce minha boca já enche d'água. A Queca da Helena... que iguaria, que delícia para comer com as Geleias de Laranja ou de Tangerina e tomando um chá de Cacau. É tanto produto bom na lista que eu acho mesmo é que o Cumbucca deveria chamar toda essa galera para fazer uma linda feira no dia da premiação e mostrar uma pequena parte da diversificada agroindústria mineira. Seria uma festa e tanto!
Já li os 40 nomes da lista Mordida do Ano várias vezes e cada vez que li, encontrei mais um amigo ou conhecido que mereceria ganhar o meu voto. Em quem eu votei? Não conto. E também não vou perguntar em quem você votou, não se preocupe com isso. A única coisa que te peço é: entra lá e vote! Claro que, se você achar que a Deli Chat merece o seu voto, vai ser uma alegria muito grande para mim... mas o simples fato de estar na lista já é um reconhecimento e tanto, sobretudo por saber do imenso número de pequenas agroindústrias espalhadas por este mundão que é Minas Gerais!





Comentários