top of page

QUEM SOMOS

Duas cabeças, dois corações e um lindo projeto de vida

IMG_7826.jpg

Regina Sugayama

Quando criança, queria ser hippie, atraída pela imagem de liberdade para criar e viver de sua própria arte. Entretanto, acabou se graduando em Ciências Biológicas e doutorando em Genética. Trabalhou por mais de 20 anos como pesquisadora e consultora em assuntos relacionados à Agricultura e Alimentos no Brasil e no exterior. Um belo dia, depois de conhecer todo e cada Estado do Brasil e uns tantos países, aposentou a coleção de terninhos e sapatos de salto para vestir o avental e calçados de segurança: morria a doutora e nascia a cozinheira Regina.​

A cozinha está no DNA da família e muitas receitas - ou cores - por ela criadas trazem histórias  de parentes queridos, motivo pelo qual a produção acaba sendo um momento de comunhão e entrega. Outras receitas trazem memórias de lugares visitados ou imaginados, eles aparecem como ingredientes ou técnicas que dão aquele toque especial que fazem com que as nossas geleias sejam muitas vezes descritas como 'diferentonas', 'únicas', 'com personalidade forte'. Sim, as receitas da Deli Chat são repletas de personalidade e propõem-se a contar histórias, ressignificar sabores e amplificar a experiência de cada refeição.

Além de assinar as receitas, Regina é a pessoa responsável pelo design, fotografia e food writing. Ela entende que a Deli Chat é um projeto que permite sintetizar o conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos de consultora e pesquisadora, a cultura gastronômica aprendida viagens mundo afora e a aptidão para artes da menina que queria ser hippie. E virou.

VEJA TAMBÉM: MESTRE GELEIEIRA REGINA SUGAYAMA, EM ENTREVISTA PARA O MESTRE GELEIEIRO

Rohit Saliyan

Em sua primeira viagem ao Brasil, em 2019, o indiano de Mumbai observou que, diferente de outras cozinhas, a comida indiana era pouco difundida no Brasil. Diante disso, ele se propôs um desafio: desmistificar preconceitos e tornar a comida indiana disponível para o maior número de pessoas. 

 

Assim, em 2020, em plena pandemia de covid-19, nasceu a coleção Lapalap. Ela é inspirada em receitas de família e tradicionais da Índia, selecionadas criteriosamente pelo Rohit para representar a diversidade de técnicas e especiarias desse país tão plural.

 

Aproveitando a expertise da Regina em Food Design, foi como juntar 'a fome com a vontade de comer' e surgiu a coleção de cinco molhos prontos (simmer sauces) para facilitar o preparo de curry em casa. Logo em seguida, vieram as conservas (achaar) e os chutneys. Assim, a linha indiana idealizada pelo Rohit apresenta ao brasileiro três das expressões maiores da cozinha indiana. Os produtos podem ser usados em seus preparos tradicionais e - o que é mais apaixonante - abrasileirados para combinarem com queijos finos, no preparo de tapioca, bruschetta e sanduíches.

Atualmente (novembro de 2022), são 11 produtos mas há vários outros 'no forno', esperando o momento certo de se espalharem pelo Brasil, levando em cada pote um pouquinho do conhecimento milenar que a Índia tem sobre o uso de especiarias que enriquecem o sabor e aumentam a saudabilidade de cada refeição. 

Além de ser responsável pela linha Lapalap, é o Rohit também que está à frente das inúmeras feiras e eventos dos quais a Deli Chat participa. O contato direto com o público, segundo ele, foi fundamental para entender as preferências e também para aprender Português. Autodidata, Em menos de três anos, ele se tornou fluente nesta nossa complicada língua e, hoje, se considera um Mineiro de Mumbai.

VEJA TAMBÉM: SAUDADE DE CASA LEVOU INDIANO A CRIAR LINHA DE MOLHOS EM BH (JORNAL O TEMPO, ABRIL DE 2023)

IMG_3983_edited.jpg
bottom of page