Hindus não comem carne de vaca. Muçulmanos não comem carne de porco. Jainistas não comem nenhum tipo de carne. E, juntos, os praticantes dessas três religiões representam 95% da população da Índia. Trocando em miúdos, algo em torno de 1,2 bilhões de pessoas. Então, não surpreende que o país tenha o maior número de vegetarianos e veganos do mundo.
Por lá, diversas plantas também são sagradas ou relacionadas a algum dos milhões de deuses: o manjericão, ingrediente obrigatório na culinária Mediterrânea, na Índia raramente é usado no preparo de pratos, mas toda família hindu tem uma planta, à qual oferecem orações todos os dias. O tamarindo é associado a Lord Krishna, uma das divindades principais do hinduísmo (veja o post sobre a Geleia de Tamarindo com Cardamomo). Coqueiro, figueira, neem e outras tantas fazem parte da lista.
Da mesma forma, alguns pratos são preparados em homenagem a deuses, como é o caso do Saag Wala, um curry vegetariano preparado com verduras frescas como espinafre e folhas de mostarda que, após serem branqueadas, enriquecem o caldo. Como fonte de proteína, pode ser usado o grão-de-bico, queijo (lá chamado de paneer e parecido com ricota) ou algum outro pulse. Gosta da ideia? Então confira nossa dica:
Caso prefira um preparo não vegetariano, use carne de frango, fica ótimo também!
A música que a gente escolheu para trilha deste vídeo chama-se Rangreza, que é uma das denominações de Deus segundo o Islamismo e que significa "aquele que enche o mundo de cor". Tudo a ver com a nossa marca, né?
Indianos amam amendoins, grão-de-bico e outros pulses. E o moço da foto não está lendo o jornal no serviço, não. Ele usa o jornal para fazer cones que são usados para embalar os pulses.
Comentários