top of page

Rangreza - Aquele que Enche o Mundo de Cores


Hindus não comem carne de vaca. Muçulmanos não comem carne de porco. Jainistas não comem nenhum tipo de carne. E, juntos, os praticantes dessas três religiões representam 95% da população da Índia. Trocando em miúdos, algo em torno de 1,2 bilhões de pessoas. Então, não surpreende que o país tenha o maior número de vegetarianos e veganos do mundo.


Por lá, diversas plantas também são sagradas ou relacionadas a algum dos milhões de deuses: o manjericão, ingrediente obrigatório na culinária Mediterrânea, na Índia raramente é usado no preparo de pratos, mas toda família hindu tem uma planta, à qual oferecem orações todos os dias. O tamarindo é associado a Lord Krishna, uma das divindades principais do hinduísmo (veja o post sobre a Geleia de Tamarindo com Cardamomo). Coqueiro, figueira, neem e outras tantas fazem parte da lista.


Da mesma forma, alguns pratos são preparados em homenagem a deuses, como é o caso do Saag Wala, um curry vegetariano preparado com verduras frescas como espinafre e folhas de mostarda que, após serem branqueadas, enriquecem o caldo. Como fonte de proteína, pode ser usado o grão-de-bico, queijo (lá chamado de paneer e parecido com ricota) ou algum outro pulse. Gosta da ideia? Então confira nossa dica:





Caso prefira um preparo não vegetariano, use carne de frango, fica ótimo também!





A música que a gente escolheu para trilha deste vídeo chama-se Rangreza, que é uma das denominações de Deus segundo o Islamismo e que significa "aquele que enche o mundo de cor". Tudo a ver com a nossa marca, né?


Indianos amam amendoins, grão-de-bico e outros pulses. E o moço da foto não está lendo o jornal no serviço, não. Ele usa o jornal para fazer cones que são usados para embalar os pulses.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page