top of page

Um Pouco de Risada, Uma Pitada de Felicidade e Um Pedacinho da Lua

Atualizado: 13 de fev. de 2021


Os Ingleses, durante as grandes navegações dos séculos XVI a XVIII, eram movidos pelo interesse no domínio do comércio internacional de especiarias e estabeleceram rotas comerciais com a Índia: levavam especiarias, tecidos de algodão e seda em troca de produtos manufaturados. Mas foi somente mais tarde, no século XIX, que os ingleses tomaram o território da Índia como colônia e passaram a explorar commodities agrícolas de maneira mais intensiva à medida em que realizavam melhorias na infraestrutura do país. Até hoje isso é percebido nas estações de trem e nos edifícios em estilo inglês.


Só que os colonizadores, deleitados com a culinária indiana, ao voltar para sua terra natal, quiseram levar consigo toda a riqueza de sabores e aromas da colônia. Uma das receitas que os ingleses tornaram populares na Europa foi o Murg Makhani (Butter Chicken), originário do norte da Índia mas item obrigatório nos cardápios de restaurantes indianos em todo o mundo hoje.


O Butter Chicken usa tomate, planta nativa dos Andes, trazida pelos colonizadores europeus em seu incessante movimento comercial. Ingrediente novo para os indianos, o tomate foi bem aceito por seu sabor e também por funcionar como acidificante natural podendo, portanto, substituir o tamarindo ou do limão no preparo de pratos.


Vamos fazer Butter Chicken em casa? Lembre de dois ingredientes fundamentais: riso e felicidade!





Ah! Você pode usar este molho de tomate para outros preparos, como pizzas, bruschettas, massas, etc. Ele é bem versátil e combina bem com queijos menos curados.




A música que a gente escolheu para esta receita é da trilha sonora do filme Barfi. Ela começa contando os ingredientes necessários para se construir uma casa, ou seja: um pouco de risada, uma pitada de felicidade e um pedacinho da lua.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page