top of page

O alimento dos Deuses do Monte Olimpo

Geleia de Tangerina


Suco de Tangerina com Chá Preto - refrescante, estimulante e aromático

Uma geleia que dá água na boca e que é capaz de evocar memórias remotas. Ela tem sabor de comida de vó - este é um comentário que comumente ouvimos em eventos. Cítrica, como tem que ser, combina com chocolate amargo, de uma maneira que poucas geleias conseguem combinar. Além disso, pode ser servida com queijos brancos ou curados. No café-da-manhã, pode ser espalhada deliciosamente em pão, bolo, torrada ou panqueca. No chá preto, ela recria o tradicional Earl Gray, tanto quente quanto frio. Se eu tivesse que escolher uma geleia para comer pro resto da vida, provavelmente esta seria uma forte candidata.

Ingredientes

Tangerina, água, açúcar, suco de limão

Sugestões de consumo

Chocolate amargo, queijos, pão, torrada, chá

História

Sempre gostei de viajar e, não importa para onde eu vá, gosto de comer comidas locais para encontrar itens que não existem no Brasil. E, claro, desde que comecei a trabalhar com geleias, passo as viagens coletando potinhos de sabores e novas referências. Resultado: tenho em casa uma caixa enorme lotada com geleias de várias partes do mundo.


Viajar é trocar a roupa da alma (Mário Quintana)

Era janeiro de 2019 e eu estava em Atenas, Grécia, maravilhada com tantos empórios e com a diversidade de produtos de agroindústria local. Foi difícil escolher o que trazer para casa, mas acertei ao trazer três pequenos vidros de geleias de frutas cítricas. Eram dois tipos de tangerinas e uma laranja e, tenho certeza, elas devem fazer parte dos banquetes de todos os deuses do Monte Olimpo! Feitas com as cascas das frutas e não a partir do suco engrossado com pectina como as que já tinha comido (e detestado).

Com pão caseiro tipo brioche, esta geleia arrasa

De volta pro meu fogão, testei três tipos de tangerinas produzidas no Brasil e escolhi a que produziu a geleia mais aromática!

Ingredientes

As tangerinas, como outros frutos cítricos, são nativas da Ásia e foram disseminadas pelos cinco continentes após o aumento no comércio promovido pelos europeus no século XVI. O Brasil é o maior produtor mundial, sendo Minas Gerais um dos principais estados produtores de citros de mesa.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page