top of page

Quando o Global se Encontra com o Local

Geleia de Frutas Negras



Uma cor púrpura tão intensa que parece até preto… um preto tão profundo que alguém poderia saborear esta geleia cantarolando “The Music of The Night”... Esta geleia tem um toque misterioso devido ao sabor levemente adstringente da jabuticaba, misturado com a textura encorpada da amora. Intencionalmente, ela não é doce, de forma a agradar paladares que preferem um sabor mais ácido e sóbrio. Combina muito bem com queijos brancos, pães e torradas. Pode ser usada também para o preparo de drinks com cachaça e outras bebidas destiladas.

Ingredientes

Amora, jabuticaba, açúcar, suco de limão

Sugestões de Consumo

Queijo branco, pão, torrada, cachaça

História

Minha mãe é parte da primeira geração de mulheres que trabalhavam fora de casa no Brasil. Como tal, muito da minha infância ocorreu às voltas do fogão da minha avó. Sorte minha, porque aprendi duas coisas importantes: a ser independente como minha mãe e a cozinhar com a minha avó.

Era uma cozinha minúscula e bagunçada, mas sempre tinha comida boa esperando por nós, não importa o dia nem a hora. Lembro das tardes de primavera quando ela costumava fazer geleia, suco e licor com as jabuticabas que colhia no quintal. Lembro dela toda feliz distribuindo a produção entre os amigos e parentes. O suco era gostoso, mas a geleia era demais. Era divertido ver o caldeirão enorme que, não raras vezes, transbordava fazendo aquela baderna!

Ingredientes

A amoreira é uma planta de regiões temperadas e subtropicais, cultivada em todo o mundo. Rica em antioxidantes, é considerada um superalimento.

A jabuticaba é nativa do Brasil e só existe aqui no seu estado selvagem. Pode ser encontrada nos cerrados do sudeste do país. Ela não é cultivada de maneira intensiva e seus frutos são muito perecíveis, tornando difícil a comercialização. Rica em antioxidantes e muito saborosa, ela é usada para produzir geleias, compotas, molhos e até cerveja.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page