Buscar
  • Regina Sugayama

Uma Geleia com Muito Axé

Geleia de Pimenta Malagueta com Tomate


Costela Suína com Geleia de Malagueta com Tomate

Ao preparar uma tábua de queijos e charcutaria ou finalizar uma preparação agridoce, esta geleia carmim escuro, translúcida e picante é um item obrigatório. Ela combina ingredientes comuns em uma geleia de textura e sabores únicos.

Ingredientes

Tomate, cebola, alho, vinagre, pimenta malagueta, sal

Sugestões de Consumo

Queijos maturados, carnes

Story

A gente já tinha lançado duas geleias de pimenta: Biquinho e Dedo-de-Moça… mas quem ama pimenta sabe que a gente está sempre procurando uma emoção mais forte. Além disso, viver em um país com tamanha diversidade de pimentas e não tirar proveito delas seria um desperdício! Então, escolhi a pimenta Malagueta, super usada na culinária nordestina. A base só podia ser ele, o tomate, com quem a malagueta faz uma dobradinha em molhos e muquecas.


A Bahia, com seus muitos cheiros e temperos, onde a malagueta é ingrediente fundamental dos molhos e cozidos

Como assim? Geleia de tomate? Escutei essa pergunta muitas vezes e todas as vezes, respondi que sim e que usaria todos os demais ingredientes de um molho também, ou seja, cebola, alho e sal. O que eu queria era redesenhar o velho e tradicional molho. Mais picante do que as duas outras geleias de pimenta que a gente já tinha, esta geleia estava no meu limite de tolerância e me desafiava. Portanto, eu sempre a saboreava em pequenas quantidades.


Meses depois, achando que eu tinha criado o supra sumo da picância na forma de geleias, conheci um indiano que veio a se tornar meu namorado. Mandei uns potes para ele da minha geleia picantíssima, que ele comeu às colheradas como se fosse sobremesa! Então, há espaço para geleias mais picantes do que esta, sim, senhor!

Os Ingredientes

Os tomates estão entre as plantas mais consumidas no mundo. São nativos da América do Sul, mais especificamente dos países andinos. Se popularizaram no mundo depois que os colonizadores espanhóis levaram ele para a Europa. No início, enfrentaram resistência pelo seu parentesco com plantas com propriedades psicotrópicas como a beladona.

A pimenta malagueta tem sua origem incerta. Há quem diga que ela é do nordeste brasileiro, enquanto outra corrente diz que ela veio do oeste da África. Ela é amplamente usada na culinária brasileira, especialmente no estado da Bahia, onde os nativos vendem comida de rua e perguntam aos turistas se eles querem a comida quente ou fria. Sem suspeitar de nada, os turistas pensam que estão sendo perguntados sobre a temperatura e pedem a comida quente e é assim que eles são apresentados a uma pimenta com 50.000 a 100.000 pontos na Scoville Scale.


5 visualizações
logo deli chat_4x.png
Rua Hortência, 411
Bairro Esplanada 
Belo Horizonte, MG 
CEP 30.280-250
E-mail: contato@delichat.com.br
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535
English version
 
2019. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências
Seja um Distribuidor
Nossa política é entrar na casa de famílias por todo o Brasil e no exterior através de uma rede de distribuidores. Faça parte da nossa rede e leve mais cor para a vida dos seus clientes. 
 
Enviar e-mail
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535