Quatro Cores Inspiradas na Índia


De uma viagem à Índia, em 2019, trouxe muitas coisas boas: sabores que não conhecia, aromas que eternizaram memórias... e, por mais contraditório que possa parecer, foi de lá que vieram as referências para desenvolver uma coleção de geleias para harmonização com carnes. Afinal, estamos falando do país com o maior número de vegetarianos do mundo. Visitei vários mercados de comida, desses frequentados por locais e não por turistas. Apesar de, na época, eu não saber mais que 2 ou 3 palavras em Hindi, todos eram muito receptivos e me deixavam fotografar e experimentar e tentavam estabelecer uma conversa.

Esperciarias sendo vendidas em mercado ar ar livre em Mumbai, Maharashtra

O Inglês é um dos idiomas oficiais do país, juntamente com o Hindi... mas a maior parte das pessoas não é fluente e comunica em Hindi ou em outros centos de línguas como Tamil, Bengali, Marachi... Pânico. Toda aquela cultura gastronômica ali, na minha frente, e eu sem poder conversar... Foi então que um menino - fluente em Inglês! - cruzou o meu caminho, me guiou pelas gallis (pequenas ruas) e me mostrou as comidas de rua da Índia, ensinou os nomes delas, explicou o que era cada uma... Não sei se foi Krishna, Brahma ou Shiva ou qual entre os milhares de deuses hindus que colocou essa pessoa no meu caminho, mas a sintonia foi tamanha que, meses depois, ele veio passar um tempo no Brasil.

Durante a estadia dele, aprendi que nem todo indiano é vegetariano. Todo dia, ele trazia um prato da internet para cozinharmos e, pouco a pouco, as masalas (temperos) passaram a ocupar um espaço maior e maior na minha gaveta - e nas minhas receitas. Comecei a arriscar mais nas combinações, juntei o que tinha na gaveta de casa e fui pra cozinha inventar geleias para comer com carnes. Queria algo com dupla função - que pudesse ser usado em tábuas de charcutaria e queijos, mas que também servisse como ingrediente para o preparo de carnes cozidas e assadas.

Acho que consegui:

Tons terrosos, são geleias para harmonizar com carnes e queijos

Os sabores que, em breve, entrarão na rotina de produção são:

  • Tamarindo com Cardamomo e Pimenta Preta - para carne de frango, carnes maturadas, pão de fermentação natural, queijos meia cura ou curados (picância discreta);

  • Pimenta Defumada com Ameixa - para carnes maturadas/ defumadas, pão de fermentação natural, queijos curados (levemente picante);

  • Pimenta Cumari com Hortelã, Coentro e Pera - para carne de ovelha, porco e pescados (moderadamente picante);

  • Pimenta Bhut Jolokia com Goiaba - para carne de porco e defumadas/ maturadas em geral, queijos curados (picante).

Duas delas passaram por várias rodadas de desenvolvimento até chegar na composição que vai pro mercado... duas já nasceram prontas... mas todas são preparadas como as outras - devagarinho, em tachos, em pequenos lotes... afinal, também meu indiano ensinou um ditado que se serve como uma luva para as geleias:

सब्र का फल मीठा होता है

(Os frutos da paciência são doces)

#geleia #Índia #especiarias #viagens #pimenta #geleiadepimenta #geleiacomcarne

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo com aquarela@4x.png

PROCURANDO PRODUTOS PARA ENCANTAR OS CLIENTES DA SUA LOJA?

SOLICITE O NOSSO CATÁLOGO: