top of page

Chá com Geleia? Hein?

Atualizado: 29 de abr.

Vou dar uma volta ao mundo para te contar a origem dessa ideia e dar um toque de mineirdade no final





Você já reparou que quanto mais informações você tem na cabeça, maior é a sua capacidade de inovar e propor algo novo juntando duas ideias aparentemente desconexas? Pois bem. As plantas de chá (Camellia sinensis) são nativas da Ásia e países como Japão, China e Índia são tradicionais produtores e consumidores, cada qual com suas tradições e métodos de processamento.


Quando os ingleses estabeleceram suas rotas de comércio com essa parte do mundo, se encantaram com o chá e levaram as folhas secas pra casa. Resultado: dois séculos depois, a Inglaterra ficou mundialmente conhecida pelo hábito de tomar chá. O icônico Chá da Tarde, símbolo de nobreza e refinamento, os salões de chá e todas as comidinhas que o acompanham fazem parte da cultura britânica.


Entre os chás mais apreciados por lá está o Earl Grey, nomeado em homenagem ao Conde de Grey. Até onde me conste, esse é um dos blends mais antigos de que se tem notícia, com o primeiro registro escrito datando de 1842. Dizem, até, que o Earl Grey era a bebida favorita da Rainha Elizabeth II. Originalmente, ele foi preparado pelos chineses usando folhas de chá preto com o óleo essencial de bergamota (um tipo de tangerina). O óleo essencial é obtido a partir das glândulas da casca das bergamotas e são necessárias dezenas de quilos de casca para para obter 1 g do óleo. E o preço? À altura de rainhas, duques e outros membros da nobreza.


A popularização do Earl Grey foi possível substituindo o óleo essencial por essências artificiais. Por isso, quando você se deparar no supermercado com chás desse tipo, repare: eles têm em sua lista de ingredientes a essência ou aroma artificial de tangerina. De tangerina mesmo, não têm nadinha de nada.


Por isso, quando lançamos a linha de blends especiais para chá, me ocorreu uma ideia: nós temos o chá preto, proveniente de Registro, SP, de um produtor que segue altos padrões de qualidade. Por que não harmonizá-lo com a nossa Geleia de Tangerina, que é feita com a casquinha e é carregada de aromas naturais, com um leve amargor e dulçor bem equilibrado?


E, agora, você que já saiu da Ásia e foi para a Inglaterra viajando numa xícara de chá, vai pegar mais um voo pra Rússia. Sim, Rússia. Lá, o hábito de se adoçar o chá com geleia é comum, em substituição ao açúcar ou ao mel. A geleia mais tradicional para isso é a de morango, mas qualquer outra geleia de fruta pode ser utilizada. E - curiosidade - sabe como os japoneses chamam essa forma de consumir chá com geleia? Russian Tea.


Eles fazem isso de duas formas: ou colocam uma colherada de geleia na xícara de chá e misturam ou (o que eu prefiro!) colocam uma colherinha de geleia na boca e bebem o chá por cima. O resultado é surpreendente pois o sabor da fruta enriquece o chá, o dulçor da geleia quebra o amarguinho do chá preto e a mistura sai melhor do que a soma dos dois sabores individualmente.


Mas vamos voltar aqui para o nosso país, especificamente para nosso querido estado de Minas Gerais... como dar um toque - ou dois - de mineiridade nessa produção? Use um biscoito! Ao invés de colocar a geleia diretamente na boca, espalhe-a no biscoitinho de sua preferência. Eu amo os de canela pois adicionam crocância e aroma. E, gente, estamos em Minas Gerais, então não tem como não falar de queijo, né? Pega o biscoitinho, passa um queijo nele (como um Boursin de leite de cabra, ou um requeijão moreno), espalha a geleia por cima e pronto! Esse é nosso Earl Grey Russo Mineirin! E, muito importante: sem nenhum aromatizante artificial! Tangerina aqui é tangerina de verdade!







Gostou da ideia? Confira outras combinações de chás e geleias que testamos e aprovamos aqui:

Blend

Geleia(s)

(18) Chá Preto

Tangerina, Laranja, Gengibre com Abacaxi, Abacaxi

(11) Chá Misto de Chá Preto e Especiarias Indianas

Gengibre com Abacaxi

(16) Chá Misto de Camomila, Capim Limão e Abacaxi

Abacaxi, Tangerina, Laranja

(14) Chá Misto de Hibisco, Hortelã e Capim Cidreira

Morango, Abacaxi

(5) Chá Misto de Chá Verde, Jasmim e Capim Cidreira

Gengibre com Abacaxi, Frutas Vermelhas

(4) Chá Misto de Chá Verde, Abacaxi, Maçã e Capim Limão

Abacaxi, Gengibre com Abacaxi, Laranja, Tangerina, Frutas Vermelhas, Frutas Amarelas








0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page