Com que geleia eu vou?


Que geleia combina com queijo, você já sabe... mas diante da diversidade enorme de queijos, cada um com suas texturas, sabores e aromas, fica sempre a dúvida: que geleia levar? Eu tenho as minhas preferências mas fica sempre a dúvida: será que elas refletem o gosto de outras pessoas?

Para responder essa pergunta e chegar a recomendações embasadas em um maior número de pessoas, realizamos uma Experiência apresentando quatro Queijos Minas Artesanais da Região do Serro, selecionados pela Soraia Lessa, do Empório Lessa. O Serro é uma das sete regiões queijeiras atualmente reconhecidas em Minas Gerais, com uma história que transpassa gerações e gerações de famílias locais. Tamanha é a importância do queijo para o Serro que ele foi reconhecido como o primeiro Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, em 2002. Seis anos depois, o mesmo reconhecimento foi outorgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

São queijos semiduros e compactos, de coloração branco amarelada e sabor ligeiramente ácido. Características da região como as pastagens e o clima são apontadas pelos produtores como cruciais para o terroir.

Os participantes tiveram a oportunidade, primeiro, de conhecer os queijos e apreciá-los puros para, em seguida, escolherem quatro entre sete geleias para avaliar como era a combinação delas com os queijos. Confira os resultados:

Em linhas gerais:

- A geleia de Pimenta Chipotle com Figo harmonizou com os quatro queijos apresentados: Estrada Real, Vó Cotinha, Maria Nunes e Sertanejo;

- Os dois queijos de casca lisa (Estrada Real e Vó Cotinha) harmonizaram bem com a geleia cítrica de Tangerina;

- A geleia de Cebola com Alecrim e Vinho combinou bem com três queijos: Vó Cotinha, Maria Nunes e Sertanejo.

Claro que estas são avaliações qualitativas feitas com base em um grupo de doze pessoas e você tem toda a liberdade de provar outras combinações, que podem se revelar surpreendentes. Mas sempre que se deparar com a dúvida de qual geleia levar para harmonizar com um queijo para consumo próprio ou presente, este é um bom ponto de partida, não é?

#queijo #harmonização #queijocogeleia #serro #queijominasartesanal #patrimônioimaterial #queijodoserro #geleiadepimenta #experiência #avaliaçãodeproduto #aplicação #desenvolvimentodeproduto

54 visualizações
logo deli chat_4x.png
Rua Hortência, 411
Bairro Esplanada 
Belo Horizonte, MG 
CEP 30.280-250
E-mail: contato@delichat.com.br
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535
English version
 
2019. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências
Seja um Parceiro
Nossa política é entrar na casa de famílias por todo o Brasil e no exterior através de uma rede de parceiros. Faça parte da nossa rede e leve mais cor para a vida dos seus clientes. 
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535