Que geleia combina com queijo, você já sabe... mas diante da diversidade enorme de queijos, cada um com suas texturas, sabores e aromas, fica sempre a dúvida: que geleia levar? Eu tenho as minhas preferências mas fica sempre a dúvida: será que elas refletem o gosto de outras pessoas?
Para responder essa pergunta e chegar a recomendações embasadas em um maior número de pessoas, realizamos uma Experiência apresentando quatro Queijos Minas Artesanais da Região do Serro, selecionados pela Soraia Lessa, do Empório Lessa. O Serro é uma das sete regiões queijeiras atualmente reconhecidas em Minas Gerais, com uma história que transpassa gerações e gerações de famílias locais. Tamanha é a importância do queijo para o Serro que ele foi reconhecido como o primeiro Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, em 2002. Seis anos depois, o mesmo reconhecimento foi outorgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
São queijos semiduros e compactos, de coloração branco amarelada e sabor ligeiramente ácido. Características da região como as pastagens e o clima são apontadas pelos produtores como cruciais para o terroir.
Os participantes tiveram a oportunidade, primeiro, de conhecer os queijos e apreciá-los puros para, em seguida, escolherem quatro entre sete geleias para avaliar como era a combinação delas com os queijos. Confira os resultados:
Em linhas gerais:
- A geleia de Pimenta Chipotle com Figo harmonizou com os quatro queijos apresentados: Estrada Real, Vó Cotinha, Maria Nunes e Sertanejo;
- Os dois queijos de casca lisa (Estrada Real e Vó Cotinha) harmonizaram bem com a geleia cítrica de Tangerina;
- A geleia de Cebola com Alecrim e Vinho combinou bem com três queijos: Vó Cotinha, Maria Nunes e Sertanejo.
Claro que estas são avaliações qualitativas feitas com base em um grupo de doze pessoas e você tem toda a liberdade de provar outras combinações, que podem se revelar surpreendentes. Mas sempre que se deparar com a dúvida de qual geleia levar para harmonizar com um queijo para consumo próprio ou presente, este é um bom ponto de partida, não é?