top of page

Um país de Contrastes e Diversidade

Atualizado: 13 de fev. de 2021

A Índia sempre me encantou por sua diversidade e pela maneira como as diferentes partes convivem e formam um todo com identidade sui generis. Perambulando pelas cidades grandes, essa diversidade fica ainda mais evidente. Mulheres de sári dividem o trem com homens em trajes ocidentais. Pessoas vindas de cidades pequenas, com suas vestimentas tradicionais passando pelos edifícios altos e usando celulares de alta tecnologia. O menino hindu que tem amigos muçulmanos e católicos e todo mundo se divertindo junto, quase como uma materialização de Imagine de John Lennon.


Um país onde antigo e contemporâneo se fundem para formar algo novo - e exclusivo. Onde o rap toma emprestados versos da música favorita de Mahatma Gandhi. Onde tudo funciona como referência criativa para uma sociedade que está se reinventando em todos os sentidos. Onde vendedores de comida de rua oferecem suas receitas passadas de geração em geração em frente da rede mundial de fast food... e onde há lugar para todos.


Na culinária tradicional, talvez a fonte de proteína animal mais presente na dieta dos indianos - principalmente os que vivem nas regiões costeiras - é o pescado, já que a parte hindu do país (cerca de 80%) não come carne de vaca e a parte muçulmana (cerca de 14%) não come carne de porco. Ele é consumido frito, grelhado e, claro, em curry.


Cada região tem sua mistura característica de temperos (as massalas), pela disponibilidade dos ingredientes. Uma delas é a de Kundapur, uma pequena cidade no estado de Karnataka, costa oeste do país e famosa por sua gastronomia. Seu preparo começa torrando e moendo as especiarias até obter um pó fino que é usado para preparar uma pasta. Essa pasta é adicionada à base do curry (cebola, alho, gengibre, óleo de coco) para formar um caldo aromático e picante. O passo a passo é cheio de detalhes que precisam ser observados para extrair o máximo de sabor das especiarias.


Só que, como eu ia dizendo, a modernidade chegou em todos os aspectos na Índia, potencializada com a recente popularização da internet. Então, por que não inovar e perenizar o sabor tradicional do curry de peixe típico de Kundapur, agilizando seu preparo e tornando-o acessível a pessoas de norte a sul do Brasil?




Escolhemos como trilha para este vídeo o rap de Brodha V, Vaishnava Jana To, para ilustrar os contrastes e diversidades que abundam na Índia.





CONTRASTES

A vida nas gallis (ruelas) de Mumbai, com crianças jogando cricket na rua sem que isso coloque os pais em pânico.



A vida em um dos aeroportos mais luxuosos do país, em Mumbai. Pessoas do mundo todo transitam pela capital financeira do país.



A comida tradicional sendo vendida do jeito tradicional.



A nova geração de mulheres que vai à luta para conquistar seu espaço na sociedade.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page