top of page

Tem Geleia Sem Açúcar?

Quatro sabores sem açúcar adicionado, mas repletos de sabor


Quantas pessoas diabéticas ou pré-diabéticas você conhece? Muitas, né? Pois é... de acordo com a International Diabetes Federation*, são cerca de 9% dos adultos entre 20 e 79 anos de idade. Em números absolutos, são mais de 463 milhões de pessoas, ou seja, mais do que toda a população da América do Sul. Ainda de acordo com a pesquisa, as projeções são bem pessimistas, com tendência de aumento no número de casos de pessoas para as quais o consumo de açúcares que aumentam o índice glicêmico é sinônimo de problemas ou complicações.


Somem-se a estas o imenso número de pessoas que, por motivos de saúde e bem-estar, estão buscando reduzir seu peso e o resultado é uma pergunta recorrente em todos os eventos dos quais a gente participa e em todas as lojas onde vendemos os nossos produtos: "Tem geleia sem açúcar?".


Só que, para atender a essa demanda, tive que superar dois problemas. O primeiro é que sou formiga e, apesar de ingerir muito mais açúcar do que poderia ser considerado saudável, meus exames de saúde nos últimos 20 anos sempre mostraram glicemia dentro da normalidade. Já o segundo problema é de ordem ideológica: só consigo oferecer a alguém uma comida que eu goste de comer. Acho que a maior parte dos cozinheiros é assim.


Foram muitas e muitas tentativas até chegar aos dois primeiros sabores de geleia sem açúcar adicionado no final de 2020. Para mim, elas nunca estavam boas porque faltava dulçor. Eu mandava amostras para pessoas que não consomem açúcar provarem e elas diziam que estavam boas e saborosas e foi então que compreendi que uma geleia sem açúcar adicionado não precisa, necessariamente, ser doce. Afinal, a língua humana é preparada para sentir e apreciar uma ampla gama de sabores e sensações.


Em 2021, esses dois sabores sem açúcar adicionado foram bem aceitos e começaram a ser vendidos na maior parte das nossas lojas parceiras. E aí começou a surgir mais uma demanda: mais dois sabores sem açúcar adicionado, para poder montar um kit tal qual fazemos com as mini geleias com açúcar. Pronto. Meses e meses se passaram pesquisando ingredientes, experimentando outras marcas de geleia sem açúcar adicionado e, claro, brincando na cozinha.


Até que um dia... eureca! Eis que ficou pronta a nossa coleção de geleias sem açúcar adicionado! Confira os sabores:

A primeira geleia sem açúcar adicionado que fizemos foi a de Geleia de Amora, que é bem azedinha pois optamos por usar apenas uma pequena quantidade de xilitol, um adoçante natural, e preservar o sabor original da fruta.


A Geleia de Damasco com Laranja emprega especiarias como canela, anis estrelado e cúrcuma. As duas primeiras enriquecem o aroma e a cúrcuma soma com seus efeitos antioxidantes. Predomina o sabor levemente amargo da laranja, numa coloração amarelo-ouro.


A Geleia de Açaí com Banana Passa é inspirada em uma combinação que já virou um clássico nacional e mistura os sabores do açaí com o da banana seca. Além de dulçor, a banana confere corpo e consistência à geleia.


Finalmente, a Geleia de Manga com Banana e Chia é uma mistura de duas frutas que, introduzidas da Índia acabaram se tornando símbolos de brasilidade. A variedade de banana utilizada é a banana-da-terra, que soma pouco no sabor, mas atua dando consistência à geleia. Já a chia contribui ajudando a promover a saciedade e reduzindo a água disponível no preparo. Leva também uma pitada de sal e páprica picante.


Pois bem: são quatro das 35 formulações de geleias que temos no mercado, ou seja, perto de 10% que é a proporção da população adulta mundial com diabete. Então acho que estamos fazendo a nossa parte promovendo saudabilidade e prazer a todos aqueles que não podem ou não querem ingerir açúcar. E - palavra de honra - prometo continuar desenvolvendo mais sabores sem açúcar adicionado na mesma proporção para que todos possam se sentir felizes ao abrir nossos potinhos coloridos.




Fichas técnicas

Clique sobre o potinho para abrir a ficha técnica do produto, com informações nutricionais, diferenciais, lista de ingredientes, sugestões de consumo e presença de alérgenos alimentares:

















*Federação Internacional de Diabete

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page