top of page

Isto Aqui ô-ô é um pouquinho de Brasil Io-iô

Uma amostra da megadiversidade brasileira em potinhos


Durante os 25 anos em que atuei como Bióloga, tive a oportunidade de conversar com colegas de várias partes do mundo. Dia desses, recebi a visita de um holandês que me contou que, durante a faculdade lá, ele havia aprendido o nome científico de todas as espécies de plantas do seu país. Fiquei boba. Como alguém poderia saber o nome de todas as plantas existentes num país? Se eu me esforçar bem, talvez saiba o nome de 50 ou 60% das plantas do meu quintal. Juro. Por alguns momentos, me senti mal. Foi quando - numa tentativa de me sentir menos pior - perguntei ao meu amigo quantas espécies de plantas existem por lá e ele respondeu algo em torno de 1.000 espécies. Aí, sim, vi que nossas experiências de vida eram completamente diferentes em termos de acesso à Biodiversidade. Afinal, nasci e fui criada num dos países de maior diversidade do mundo, com mais de 46 mil espécies de plantas conhecidas pela Ciência. Isso quer dizer que cerca de 10% de todas as espécies de plantas do mundo estão presentes aqui, nesta nossa terra abençoada. É tanta espécie que o Brasil figura na lista de pouquíssimos países reconhecidos como Megadiversos. Pensando assim, deixei de me sentir mal em não saber o nome de todas as plantas do meu país e acabei me sentindo mal pelo meu amigo, que cresceu rodeado por uma paisagem bem monótona, né? Além de pessoas, a vida de Bióloga me oportunizou conheceu lugares. Muitos. E se tem algo de que muito me orgulho é de ter viajado para todos os Estados do Brasil. A maior parte das viagens foi a trabalho, mas sempre dava um jeito de acordar mais cedo ou de esticar a viagem para conhecer cada mercado, cada banquinha de frutas que podia encontrar pelo caminho. Essa paixão começou cedo - aos 15 anos de idade, ganhei uma viagem para os EUA num concurso, mas pedi para trocar por uma viagem a Manaus, para ver uma das paisagens mais exuberantes do planeta, a Amazônia.



Amostra da diversidade de frutas encontradas no Brasil. Você sabe o nome destas frutas?




Claro que a maior parte das frutas com seus odores e sabores ficaram na memória... ficaram apenas suas cores nas fotografias e seus nomes científicos em algum caderninho de notas... mas o fato é que poder vivenciar este país em sua multiplicidade é um privilégio que poucas pessoas têm.


Desde que comecei a fazer geleias, sentia vontade de colocar as frutas brasileiras nos potinhos, como uma forma de tornar perenes os seus sabores. Mas acabava desistindo diante da consciência de que elas são difíceis de encontrar e muito sazonais. Além disso, a gente já tem tantos sabores de frutas que estão ali no Ceasa o ano inteiro que é o suficiente para me manter ocupada o tempo todo. Só que paixão é paixão. Não tem jeito. Quando a gente ama algo - e eu amo a diversidade - dá sempre um jeito de driblar qualquer argumento racional. E foi então que começamos a lançar geleias com frutas nativas do Brasil, que fazem o maior sucesso junto a estrangeiros que nos visitam em feiras ou a brasileiros que querem presentear amigos de fora.



Origem de alguns ingredientes singulares do Brasil utilizados na nossa cozinha




Agora que você já sabe qual a origem de cada ingrediente, que tal levar um pouquinho de Brasil na mala em sua próxima viagem?








Aproveita e aumenta o volume para ouvir - em versão original - esta que é uma das canções mais conhecida de um mineiro apaixonado pelo Brasil e que, desde a década de 1940, vem exaltando as belezas deste país.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page