top of page

Molhos para Curry Lapalap, by @deli.chat

Se tem um país que esbanja cor é a Índia. Ela está presente nas roupas, na decoração, nas casas, nas imagens de deuses, na comida... um país onde o respeito à diversidade é levado a sério e onde a culinária tem raízes antigas, com técnicas ensinadas de geração em geração. Assim como o Brasil, um país plural, com cada região tendo seus costumes, roupas e, claro, gastronomia.


Ir pra lá era um sonho desde a minha adolescência (isso quer dizer há mais de 30 anos), que tive a felicidade de realizar no ano passado. Passei cerca de duas semanas fazendo basicamente 3 coisas: andando, comendo e fotografando. Aquela cor toda e aquelas masalas... aquelas pessoas lindas de sorriso fácil... e eu incapaz de me comunicar com elas pois o Inglês não é amplamente falado, principalmente nos mercados populares por onde andei... e eu, na época, só sabia falar uma palavra em Hindi...


Voltei frustrada mas decidida a aprender Hindi para poder voltar pra lá e me comunicar de maneira efetiva, aprender os ingredientes que cada prato servido nas ruas leva... quais especiarias... como são feitos... aprendi o alfabeto Devanagri e estou - confesso que com muito custo - conseguindo ler e compreender receitas.



Curry de Espinafre, ou Saag Wala, típico do Orisa, no Golfo de Bengala

Aí veio a quarentena do coronavírus. As vendas de geleias despencaram e me vi com tempo de sobra porque a rotina de cozinhar - rotular - entregar foi bruscamente interrompida. Mas o lado bom foi que, também pela pandemia, contei com a presença do Rohit na cozinha todos os dias me passando receitas, dando dicas e fazendo o controle de qualidade. Assim se passou o pior mês das nossas vendas - aprendendo a fazer curry do jeito que se faz na Índia: cada ingrediente (de uma lista gigantesca) deve entrar na panela na hora certa, sendo o principal deles o tempo. Sim, preparar um curry do zero toma tempo.


Um belo dia, me ocorreu uma ideia - envidrar esses molhos para que pudessem ser usados em outro dia para facilitar minha vida. Bingo! Preparar curry passou a ser muito mais rápido e manteve o sabor. Assim nasceu uma coleção de molhos para curry, inspirados nas diferentes regiões da Índia e em receitas tradicionais. Eles são prontos para usar e podem ser combinados com carnes (especialmente a de frango), peixes, frutos do mar, queijo, grãos (grão-de-bico, lentilha) e até nosso brasileiríssimo dadinho de tapioca!




São cinco sabores, que contam um pouco da história e da cultura da Índia. Confira no vídeo:




93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page