top of page

Ploft Pluft Nhoc!

Geleia de Jabuticaba


Um ingrediente da mais alta brasilidade e considerado superalimento pelo alto teor de compostos fenólicos como taninos e flavonóides. A sensação ao se provar a Geleia de Jabuticaba é de estar comendo a própria fruta, por sua doçura mas também pela sensação amarguinha da casca. Sua coloração púrpura escura destaca-se sobre uma generosa fatia de queijo fresco ou meia-cura, no iogurte natural ou em pães. Pode, também, ser usada para finalizar pratos de carne vermelha.


Ingredientes

Jabuticaba, açúcar, limão


Sugestões de consumo

Pão, mousse de queijo, torrada, bolo, iogurte natural, carnes (finalização de pratos), queijos frescos, queijo meia-cura


História

Se você, assim como eu, teve a felicidade de crescer numa cidade do interior do Brasil, muito possivelmente tem lembranças de quintais em tardes de verão, com árvores frutíferas e cheirinho de bolo saindo do forno. O quintal das minhas memórias é o dos meus avós maternos. Imigrantes japoneses, chegados ainda jovens a esta terra acolhedora no início do século XX, trouxeram consigo muita vontade de trabalhar e também esperança de uma vida melhor. E, claro, lembranças de fome e tempos difíceis no seu país de origem.


Talvez por isso, a minha avó sofria tanto ao ver comida ser desperdiçada. Ainda ecoa na minha cabeça a voz dela dizendo "Motainai!" ao ver algo ser perdido. E com a jabuticabeira do quintal dela não era diferente. Diante da quantidade imensa de frutas que a árvore produzia, ela colhia freneticamente e distribuía frutas frescas entre os amigos da colônia que estavam sempre na casa dela buscando encomendas. Mas, por mais que minha avó fosse uma pessoa extremamente popular, a jabuticabeira produzia mais frutos do que ela era capaz de distribuir. E, então, ela fazia licor, suco e geleia de jabuticaba. Assim, resolvia dois problemas: evitava o desperdício de comida (que para ela era um pecado mortal) e tinha presentes para ofertar aos amigos ao longo do ano. E eu, crescida dentro da cozinha dela, me encantava com a mágica de transformar algo extremamente perecível em produtos que podiam ficar meses fora da geladeira. E o cheiro de fruta que a gente sentia de longe, então?! Inesquecível! Eu adorava chegar na casa dela e encontrar pão fresquinho com geleia de jabuticaba e ela adorava me ver comer!


Décadas se passaram, acabei aprendendo a fazer minhas geleias... mas, se parar para pensar, demorou para sair uma geleia de jabuticaba. Sim, ela foi nosso vigésimo quarto sabor a ser lançado, no final de 2020. Por dois motivos: o primeiro, porque a jabuticaba não está disponível ao longo do ano todo e a gente precisava desenvolver um método para armazenar os frutos por, pelo menos, seis meses. E, segundo, eu queria fazer a geleia o mais parecida possível com a da minha avó.




Os Ingredientes

A Jabuticaba é uma planta nativa do sudeste brasileiro, sendo bastante comum em Minas Gerais e São Paulo. Dizem, inclusive, que ela só dá no Brasil. Seus frutos são extremamente perecíveis, o que dificulta seu comércio. As cascas são ricas em taninos e flavonóides, compostos com ação antidiarreica e antioxidante.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page