top of page

Que Tal Um Cafezinho?


Semana Internacional do Café foi o momento perfeito para lançarmos uma geleia que tem tudo a ver com Minas Gerais e com o Brasil


Planta nativa do continente africano, mais especificamente da Etiópia, o cafeeiro encontrou no Brasil a condição ideal para seu cultivo: somos, há séculos (literalmente), o maior produtor mundial e respondemos por mais de 30% de todo o café colhido no mundo. Dá pra imaginar isso? De cada 10 cafezinhos consumidos mundo afora, 3 são procedentes do Brasil. Loucura, não acha?


Talvez por esse motivo a capital mineira seja a sede para a Semana Internacional do Café. O evento aconteceu no Expominas e reuniu representantes de toda a cadeia produtiva - de fornecedores de insumos a compradores vindos do mundo todo.


Foi nesse cenário que realizamos um projeto antigo: lançar uma Geleia de Café. A ideia nasceu em uma conversa durante um evento em Fortaleza em 2019, quando tivemos por vizinho no stand do Projeto Origem Minas o Celso, do Café Flô. Profissional competente, com vasto conhecimento em produção e torrefação de café, foi ele que plantou essa sementinha na minha cabeça.



Stand do Projeto Origem Minas durante o Festival Fartura em Fortaleza, 2019. O Origem Minas é promovido pelo Sebrae e viabiliza a participação de pequenas empresas em grandes eventos Brasil afora, promovendo os sabores mineiros.


Celso, produtor do Café Flô. Querido amigo que, entre uma venda e outra na feira em Fortaleza, nos deu uma aula sobre cafés especiais e instigou a produzir uma geleia com café. Privilégio!



De lá pra cá, várias possibilidades foram testadas, até chegar a uma combinação que fizesse sentido: figo e conhaque. O resultado foi uma geleia encorpada, doce, aromática e com sabor de café, com amargor muito leve. Várias pessoas que experimentaram o novo sabor disseram sentir gosto de mel e também da mucilagem que envolve a semente do café. Provamos com pão, pão de mel e, mineiros que somos, com queijo. Combinou perfeitamente com tudo isso.



Aliás, por falar em queijo, durante a Semana Internacional do Café, estávamos dividindo o stand do Projeto Origem Minas com a Associação de Produtores de Queijo do Serro. Ou seja, tivemos a chance de provar a nova geleia com todos os queijos que estavam disponíveis (10, no total) e harmonizou bem com os mais macios e suaves. Vale a pena provar. A sensação é de estar mastigando café com leite.



Nosso stand do projeto Origem Minas durante a Semana Internacional do Café, oportunidade ímpar de apresentar o novo sabor a quem realmente entende do assunto!



Entre as chegada das primeiras plantas trazidas pelos europeus durante o século XVII e o lançamento de uma Geleia de Café, Figo e Conhaque para harmonizar com Queijo Minas Artesanal, muita coisa aconteceu e fico aqui me perguntando se, em algum momento, nossos patrícios tinham ideia de que a colônia acabaria se tornando um laboratório de inovação tão produtivo quanto se tornou. Acho que não. Só sei que deu um orgulho danado ver nossa nova geleia embarcando nas malas de tanta gente vinda de todos os cantos do mundo!



Vídeo sobre o lançamento da nova Geleia de Café, Figo e Conhaque durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (por Estêvão Mendes).




Agora que você já sabe a história deste sabor, que tal um cafezinho?



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page