top of page

Food Design e Nosso Respeito ao Seu Direito de Saber

Potes de 160 g de geleias foram lançados, com um desafio grande para o design


Se você pensa que lançar um produto existente numa nova embalagem é uma tarefa simples, quero que saiba que não é bem assim. Não estou nem falando das planilhas de cálculo de custo, do planejamento de lançamento e outras despesas. Estou falando do atendimento às normas e legislações em vigor, que podem variar de embalagem para embalagem e sobre como ampliar a experiência de consumo ao se adotar um novo formato.



Recentemente, lançamos nossas geleias em potes de 160 g. Antes disponíveis em potes de 40 e de 260 g, agora elas passam a ser produzidas também num tamanho intermediário. Nem pequeno e nem grande, na medida para pequenas famílias ou pequenos grupos.


Mas algo nos deixou desconfortáveis: saber que a área rotulável desses potes nos desobrigava a incluir a Informação Nutricional, ainda mais considerando as novas especificações de formatação trazidas pela Instrução Normativa 75/2020, como o tamanho da fonte e o maior número de parâmetros na tabela. Sim, o que poderia ser num primeiro momento entendido como algo 'bom' por ser 'menos trabalho' na hora de fazer o design dos rótulos, numa visão mais aprofundada é tirar do nosso consumidor o acesso a uma informação valiosa.


A questão foi resolvida utilizando uma tecnologia que já tem mais de 20 anos e que, recentemente, popularizou-se no Brasil, o QR-Code. Ele foi inventado na indústria automotiva no Japão e serve para fazer a conexão entre o mundo offline e o mundo online.



Com esse QR-Code, é possível acessar a Ficha Técnica do produto, utilizando um dispositivo móvel com acesso à internet. É como se o produto viesse com uma 'bula', com dados técnicos como composição, diferenciais, combinações e - naturalmente - riscos. Quer saber mais sobre o que tem na Ficha Técnica que você acessa nos nossos novos potes? Veja:





E aí? Viu como há muito mais por trás de um potinho bonito? Há todo o planejamento da sua experiência de consumo, para que você tenha toda a informação à disposição para fazer escolhas conscientes e bem fundamentadas. Gostou da novidade? Então, agora promete pra mim que vai usar nosso QR-Code?




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page