top of page

A favorita das abelhas

Geleia de Laranja




Uma geleia para quem não tem medo de sabores amargos. Não que ela seja muuuuito amarga, de forma alguma. Mas ela mistura sensações de amargo e doce, devido à abundância de óleos essenciais na casca das laranjas.Uma geleia para ser apreciada com chocolate amargo, queijos maturados, pão, bolo e torrada. Pode ser usada também para adoçar chá verde ou preto, quente ou frio.

Ingredientes

Laranja, água, açúcar, suco de limão

Sugestões de consumo

Chocolate amargo, queijo, pão, torrada, bolo, chá

História

Minhas primeiras tentativas de fazer uma geleia de laranja foram frustrantes. Primeiro, cozinhei laranjas inteiras para , então, cortá-las em pedaços pequenos para fazer geleia… depois, tentei fazer a geleia usando apenas o suco e engrossando com pectina… terceiro, pensei em desistir… até que visitando os empórios em Atenas, Grécia, provei uma que era feita com a casca das laranjas.



Um lanche ensolarado, com bolo, geleia e suco... tudo de laranja!

De volta a BH, corri para o sacolão para comprar todos os tipos de laranjas disponíveis e testar como cada uma se comportaria. A que produziu a geleia mais saborosa foi a Laranja Bahia, por sua casca grossa com abundantes glândulas de óleos essenciais que conferem o aroma impactante, que seduz tanto os humanos quanto as abelhas.


Sempre que a gente cozinha esta geleia, elas se junto aos montes na tela da janela como se gritassem ‘Ei, deixa a gente entrar, a gente também quer comer esta comida dos deuses!’. De vez em quanto, eu até deixo um pouco desta geleia do lado de fora da cozinha para que elas se deliciem e para que eu me divirta vendo-as transportar cada gota da geleia para a colmeia.

Ingredientes

As laranjas, como outros frutos cítricos, são nativos da Ásia e foram disseminadas pelos cinco continentes após o aumento no comércio promovido pelos europeus no século XVI. O Brasil é o maior produtor mundial, sendo Minas Gerais um dos principais estados produtores de citros de mesa.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page