top of page

De Chutney a Geleia: Dhaniya Pudina aur Mirch ki Jam

Geleia de Pimenta Cumari com Pera e Ervas

Mini Kebabs de Carneiro com Geleia de Pimenta Cumari e Ervas

Ao abrir o pote, você sente o cheiro fresco resultante da mistura de hortelã e coentro. Depois, vem o doce da fruta e a picância forte da pimenta Cumari, criando uma explosão de sensações que mexem com a imaginação. Esta geleia é obrigatória para quem gosta de sabores exóticos. Combina bem com carne assada ou grelhada (especialmente de carneiro e porco) e pode ser usada também como dip sauce de queijos e charcutaria.

Ingredientes

Pera, açúcar, hortelã, coentro, pimenta Cumari, suco de limão

Sugestões de Consumo

Carneiro, carne suína, queijos

História

Visitar a Índia era um sonho desde quando eu era adolescente… um sonho que só consegui realizar aos 47 anos de idade. Devo dizer que foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. A cultura milenar, o passado se manifestando em todos os aspectos da vida diária das pessoas, a amabilidade do povo e, claro, a comida - tudo isso fez minha estadia lá mágica. Comi o dia todo, pequenas porções em cada esquina, permanentemente deliciada pelas especiarias, formas e cores.



Green Chillies são comumente usadas na Índia no preparo de chutneys, curries e outros pratos.

E para tornar a experiência ainda mais rica, contei com uma arma secreta: meu amigo, Rohit, me guiando através dos labirintos de ruas estreitas (gallis) em Delhi. Fundamental, pois eu sabia falar apenas uma palavra em Hindi até então. Ele me ensinava apaixonadamente sobre cada prato que a gente provava, explicando como eles eram preparados e como comê-los.


Um sabor que me marcou foi de um chutney feito com folhas frescas de hortelã e coentro que, depois vim a saber, é típico do norte do país. De volta ao Brasil, tomei duas decisões: primeiro, a de aprender Hindi e segundo, de aprender a cozinhar comida indiana. Preparei um chutney que ficou bem parecido com o que comi por lá… mas a durabilidade dele era baixa… então decidi usá-lo como referência na criação de uma geleia. Pareceu-me que a pera seria uma base adequada, para dar corpo e por ter bom teor de pectina. E, na ausência da pimenta verde indiana, escolhi nossa amazônica pimenta Cumari.

Ingredientes

A pimenta Cumari é nativa do Brasil e produz pequenos frutos ovalados. É moderadamente picante, com 30.000 a 50.000 pontos na Scoville Scale.


As peras são frutos de origem asiática e uma das espécies mais consumidas no mundo. No Brasil, são cultivadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A hortelã (Pudina, em Hindi) é uma planta aromática da mesma família que a lavanda. Suas folhas são ricas em óleos essenciais e bastante utilizadas no preparo de infusões, inclusive com propriedades medicinais.

Amado por uns e odiados por outro, o coentro (Dhaniya em Hindi) é uma planta aromática usada em praticamente todos os pratos indianos. No Brasil, ela é mais usada no Norte e Nordeste.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page