top of page

Da Terra dos Sultões, com um Toque Mexicano


Geleia de Pimenta Chipotle com Figos


Espalhe a Geleia de Chipotle sobre queijos maturados, de casca lisa ou mofada

Uma geleia em tons de terra, brilhante, com muitas sementinhas de figo que lhe conferem uma crocância exótica. Ao abrir o pote, um aroma complexo se revela, sugerindo a variedade de ingredientes utilizados. Item obrigatório em tábuas de queijos e charcutaria e ingrediente chave para compor uma verrine com mousse de queijo. Misturada com azeite de oliva extravirgem, transforma-se num molho que transforma uma simples salada de folhas na estrela da mesa.

Ingredientes

Figo, açúcar, açúcar mascavo, mel, pimenta chipotle, limão

Sugestões de Consumo

Queijos maturados, carnes, salada







História

Visita à Mesquisa Azul, em Istanbul, Turquia

Era um dia muito frio em Istanbul, Turquia, e eu estava explorando a região central da cidade quando alguém me ofereceu uma geleia de figo para provar. E, claro, aceitei. Afinal de contas, explorar sabores e experiências é a verdadeira razão para minhas viagens! A geleia era incrível e criou uma conexão imediata com aquele mercado colorido e vibrante.


Um dos muitos mercados de especiarias em Istanbul, Turquia

Voltando para o Brasil, comecei a perseguir o sabor daquela geleia, misturando figos turcos com diferentes fontes de açúcar… e estava indo bem, muito bem! Mas sentia que faltava alguma coisa. Ela precisava de um toque para ficar mais marcante. Pimenta?! Sim, por que não? Mas… qual pimenta? Estava pesquisando ingredientes no Mercado Central de Belo Horizonte quando encontrei a resposta em uma vitrine: chipotle! Por se tratar de uma pimenta defumada, achei que combinaria perfeitamente! Fazia sentido, afinal! Tinha que ser ela, com dois ingredientes que passaram por transformações provocadas pelo ar, o figo através da secagem e a pimenta através da defumação.

Davi, meu sócio e amigo... achou a cor desta geleia esquisita, mas hoje é louco por ela


Mas, quando eu achei que ela estava pronta, a primeira reação dos meus sócios foi péssima. Eles acharam a geleia feia e a cor esquisita. Quando falei o nome, piorou. Chipotle. Afinal, quem saberia o que é chipotle? Sugeri uma palavra em turno, Merhaba (quer dizer Olá), mas acabaram concordando com o Chipotle. Nascia uma estrela!


Os Ingredientes

Os figos são frutos originários do Oriente Médio e estão entre as primeiras espécies de plantas domesticadas pelo ser humano. Amplamente usados na cozinha mediterrânea, frescos ou secos, eles conferem um sabor doce a qualquer preparação. Os figos secos são comumente usados no preparo de geleias e os frescos, na preparação de compotas ou frutas cristalizadas.

Figos turcos, na Turquia. 25% do preço praticado no Brasil



A pimenta chipotle nada mais é do que a pimenta jalapeño defumada. Trata-se de uma variedade moderadamente picante. Além de evitar que ela estrague, a defumação adiciona odores da madeira que, em contato com o fogo, são transferidos ao alimento.

Pimenta Chipotle, no Chelsea Market, NYC






67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page