top of page

Um Cordeiro em Pele de Lobo


Geleia de Biquinho com Maçã



A coloração vermelho-coral brilhante e a quantidade de sementes podem sugerir, à primeira vista, que você está segurando uma geleia super apimentada. Mas nada pode ser mais distante da realidade do que isso! A geleia de Pimenta Biquinho é, na verdade, uma das nossas geleias mais doces e mais aromáticas. Ela vai bem com queijo branco e acompanha peixe ou frango empanado.

Ingredientes

Maçã, açúcar, pimenta biquinho, suco de limão

Sugestões de Consumo

Peixe empanado, frango empanado, queijo branco


Frango frito com geleia de Pimenta Biquinho. Boa pedida para o happy hour

História

Quando comecei a desenvolver geleias, eu não era fã de pimentas. Na verdade, eu tinha medo delas. Ainda que, como cientista, eu soubesse que as pimentas variam em termos de concentração de capsaicina (e consequentemente de ardência), preferia não arriscar. Mas queria e tinha que arriscar, até porque, morando em Minas Gerais, a pimenta biquinho é super presente na cozinha.

A primeira vez que tentei fazer uma geleia de pimenta biquinho, foi só a pimenta, sem nenhuma fruta de base. Não gostei. Teimosa como sou, voltei ao sacolão para ver o que tinha lá de fruta disponível e que não mascarasse o sabor da pimenta biquinho. Maçãs pareciam uma boa opção. Depois de várias tentativas ajustando o teor de açúcar e pimenta, a gente chegou a uma combinação que é, desde sempre, uma das nossas geleias mais populares!

Ingredientes

Esta é uma pimenta sem picância, apesar de sua coloração e formato sugerirem que ela arde. Ela é nativa do Brasil e é apreciada pelo seu aroma. Ela é consumida geralmente em conservas em vinagre e também usada para decorar pratos de carne e saladas.

As maçãs são nativas da Eurásia, mas encontraram excelente hábitat no Sul do Brasil. De fato, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais dessa fruta. Rica em pectina e açúcar, as maçãs são um ingrediente bastante útil na produção de geleias.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page