Buscar
  • Regina Sugayama

Um Dip Sauce com Sabor Andino

Atualizado: Abr 4

Geleia de Pimenta Ají Defumada com Ameixa



Mergulhe ou espalhe sobre carnes assadas

Esta geleia, com seu tom púrpura profundo e misterioso, é macia, aromática e levemente picante. É ideal para ser servida com charcutaria ou para finalizar pratos de carne. Combina também com queijos maturados e como um dip sauce para carnes.

Ingredientes

Ameixa, açúcar, melado, açúcar mascavo, pimenta Ají, suco de limão

Sugestões de Consumo

Carnes, queijo maturado, charcutaria, churrasco



História

Os países andinos – Bolívia, Peru, Equador, Colômbia – sempre exerceram um fascínio sobre mim, por sua cozinha, sua geografia, sua história e seu povo. Visitei a região, com certeza, mais de dez vezes mas foi numa viagem a Quito em 2020 que tive a chance de experimentar os ingredientes locais como cozinheira. Passava os dias visitando mercados locais, longe dos frequentados por turistas, e ali procurava frutas raras, ervas e temperos. E aí, passava as noites preservando-os na forma de geleias, vegetais cristalizados ou secos.





Pior que não terminar uma viagem é nunca partir (Amyr Klink)



Um ingrediente que prontamente fez os meus olhos brilharem foi a Pimenta Ají: alongada, alaranjada, firme, aromática e moderadamente picante. Misturei com tomate de árbol e saiu uma geleia ótima! Mas estes são frutos difíceis de encontrar no Brasil a preços acessíveis, então a ideia de uma geleia de ají com tomate de árbol não foi pra frente.








Então, pensei em defumar a pimenta, de maneira a torná-la disponível por um período mais longo e, para isso, contei com a ajuda de uma amiga queridíssima, a Aysla. Ela defumou as pimentas (que encontrei em São Paulo) com maestria. O odor transferido pela fumaça a partir da madeira, misturado com o da pimenta valorizaram ainda mais o ingrediente andino. E, como ao defumarem, as pimentas ficaram pretas, imaginei que usar uma fruta escura seria melhor… mas qual? A resposta apareceu quando abri o armário da cozinha e dei de cara com um saco de ameixas secas! Para tornar o aroma ainda mais rico, substituí parte do açúcar branco por melado e açúcar mascavo e distribuí os potes do lote piloto para sócios e amigos: sucesso garantido!

Ingredientes

O Ají é uma das cerca de 20 variedades de pimentas cultivadas no Equador e outros países andinos. Ele é alongado, predominantemente alaranjado e chega a 15-20 cm de comprimento. A polpa é aromática e não é picante, já que a capsaicina é concentrada nas sementes.




As ameixas pertencem à mesma família das maçãs, peras e pêssegos e também foram originalmente domesticadas na Ásia. Atualmente, são produzidas no mundo todo. No sul do Brasil, elas são cultivadas tanto para consumo in natura quanto para industrialização.


15 visualizações
logo deli chat_4x.png
Rua Hortência, 411
Bairro Esplanada 
Belo Horizonte, MG 
CEP 30.280-250
E-mail: contato@delichat.com.br
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535
English version
 
2019. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências
Seja um Distribuidor
Nossa política é entrar na casa de famílias por todo o Brasil e no exterior através de uma rede de distribuidores. Faça parte da nossa rede e leve mais cor para a vida dos seus clientes. 
 
Enviar e-mail
Fone/ Whatsapp: 31 994 080 535