Geleia de Pimenta Ají Defumada com Ameixa
Esta geleia, com seu tom púrpura profundo e misterioso, é macia, aromática e levemente picante. É ideal para ser servida com charcutaria ou para finalizar pratos de carne. Combina também com queijos maturados e como um dip sauce para carnes.
Ingredientes
Ameixa, açúcar, melado, açúcar mascavo, pimenta Ají, suco de limão
Sugestões de Consumo
Carnes, queijo maturado, charcutaria, churrasco
História
Os países andinos – Bolívia, Peru, Equador, Colômbia – sempre exerceram um fascínio sobre mim, por sua cozinha, sua geografia, sua história e seu povo. Visitei a região, com certeza, mais de dez vezes mas foi numa viagem a Quito em 2020 que tive a chance de experimentar os ingredientes locais como cozinheira. Passava os dias visitando mercados locais, longe dos frequentados por turistas, e ali procurava frutas raras, ervas e temperos. E aí, passava as noites preservando-os na forma de geleias, vegetais cristalizados ou secos.
Um ingrediente que prontamente fez os meus olhos brilharem foi a Pimenta Ají: alongada, alaranjada, firme, aromática e moderadamente picante. Misturei com tomate de árbol e saiu uma geleia ótima! Mas estes são frutos difíceis de encontrar no Brasil a preços acessíveis, então a ideia de uma geleia de ají com tomate de árbol não foi pra frente.
Então, pensei em defumar a pimenta, de maneira a torná-la disponível por um período mais longo e, para isso, contei com a ajuda de uma amiga queridíssima, a Aysla. Ela defumou as pimentas (que encontrei em São Paulo) com maestria. O odor transferido pela fumaça a partir da madeira, misturado com o da pimenta valorizaram ainda mais o ingrediente andino. E, como ao defumarem, as pimentas ficaram pretas, imaginei que usar uma fruta escura seria melhor… mas qual? A resposta apareceu quando abri o armário da cozinha e dei de cara com um saco de ameixas secas! Para tornar o aroma ainda mais rico, substituí parte do açúcar branco por melado e açúcar mascavo e distribuí os potes do lote piloto para sócios e amigos: sucesso garantido!
Ingredientes
O Ají é uma das cerca de 20 variedades de pimentas cultivadas no Equador e outros países andinos. Ele é alongado, predominantemente alaranjado e chega a 15-20 cm de comprimento. A polpa é aromática e não é picante, já que a capsaicina é concentrada nas sementes.
As ameixas pertencem à mesma família das maçãs, peras e pêssegos e também foram originalmente domesticadas na Ásia. Atualmente, são produzidas no mundo todo. No sul do Brasil, elas são cultivadas tanto para consumo in natura quanto para industrialização.
Comments