top of page
< Anterior

"Swecy Chicken"

Tempo de preparo

10 min

Tempo de cozimento

10 min

Número de porções

3

Grau de dificuldade

Fácil

Doce (sweet) e apimentado (spicy) ao mesmo tempo - este prato de preparo rápido reúne os dois sabores de maneira equilibrada e eleva o peito de frango a outro patamar. Para ser comido com pão, arroz branco e até com tapioca e queijo.

Sobre a receita

Talvez o corte de carne mais versátil do mundo seja o peito de frango. Costumo compará-lo a um papel em branco que o cozinheiro pode colorir com as mais diferentes tintas e técnicas. Ele é coringa para ter no congelador para ser preparado grelhadinho como bife num dia muito corrido ou para servir como base para preparos de pratos mais complexos.


Dia desses, tinha peito de frango em casa e pensei em colori-lo com tons que me transportassem a uma parte do mundo que eu amo, que é a Tailândia. Estive lá em duas ocasiões, a mais recente foi uma missão oficial de duas semanas e que me permitiu comer muita comida de rua em Bangkok e também a comida local em vilarejos no litoral e numa cidadezinha quase na fronteira com o Camboja. Lembro da comida picante - mas nem tanto quanto na Índia - colorida, aromática e com frutas bem presentes: abacaxi, coco, manga... 


Foi então que pensei em utilizar o nosso Chutney Aromático de Manga para colorir e transformar o bom e velho peito de frango. Afinal, como o próprio nome diz, ele é todo empacotado com especiarias que exalam um delicado perfume e enchem toda a boca. E, como ele tem uma picância leve, adicionei pimentas frescas de dois tipos e cores - Jalapeño e Dedo-de-Moça. Preparo simples: refoga-se alho, gengibre e as pimentas, acrescenta-se castanha-de-caju, o frango e mais alguns vegetais coloridos... e finaliza-se com o chutney, leite-de-coco e salsinha fresca.


Ficou lindo mas, ao escrever a receita, surgiu a dúvida de como chamar esse prato. Afinal, ele não veio de uma receita pré-existente e, sim, foi uma invenção com base em lembranças de viagem. Foi quando um termo que li recentemente veio à memória: Swecy. Sim, essa palavra descreveria bem o prato, que é ao mesmo tempo picante (spicy) e doce (sweet). 


Dizem os blogueiros internacionais que esse sabor é uma tendência que veio para ficar. Da mesma forma que o agridoce e o bitter-sweet agradam por oferecerem uma experiência gustativa complexa, o swecy está aí invadindo as cozinhas, a confeitaria e a coquetelaria do mundo ocidental. Sim, porque lá do outro lado do mundo, ele já faz parte do dia-a-dia.


Agora, um alerta: a combinação de picância e dulçor é viciante porque, enquanto a primeira faz com que o cérebro libere endorfinas (neurotransmissores associados à sensação de bem-estar), o segundo é a personificação da indulgência e da satisfação imediata. E


Então, ficou assim o nome desta receita: Swecy Chicken. Perdoem-me pelo anglicismo, mas o dilema foi usar palavras emprestadas do Inglês ou inventar uma palavra nova? O que você acha? Poderia chamar esse sabor e esse prato de Picance? Docante? Picoce? 

Ingredientes

  • 4 colheres de azeite de oliva

  • 3 dentes de alho picado

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco picado

  • Meia pimenta Dedo-de-moça picada

  • Meia pimenta Jalapeño picada

  • 4 colheres de sopa de castanha de caju

  • 400 g de peito de frango cortado em tiras finas

  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho em tiras finas

  • 2 colheres de sopa de cebola roxa em fatias finas

  • 120 g de Chutney Aromático de Manga Deli Chat

  • 2 colheres de sopa de leite de coco

  • 40 mL de cachaça (utilizamos a Cachaça Dama da Noite envelhecida em barril de carvalho)

  • Salsinha a gosto picada

  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça a panela em fogo alto

  2. Adicione o azeite e refogue o alho, o gengibre até começar a liberar aroma

  3. Adicione a pimenta Dedo-de-moça e a pimenta Jalapeño. Refogue

  4. Adicione a castanha-de-caju e refogue até começar a ficar dourada

  5. Acrescente as tiras de frango e refogue até começar a ficar dourado e não sobrar água na panela. Adicione sal a gosto, lembrando que o sabor predominante deste prato é o doce/ picante e não o salgado

  6. Adicione o pimentão e a cebola e refogue brevemente

  7. Acrescente o Chutney Aromático de Manga e o leite de coco e cozinhe até ferver

  8. Flambe o prato com a cachaça

  9. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada

bottom of page