Se você pensa que a vida de uma empresa de alimentos é na cozinha, está enganado. Claro que boa parte do nosso tempo a gente gasta entre frutas, tachos e fogão... mas talvez gaste até mais tempo sentado na frente de um computador: desenhando etiquetas, contatando distribuidores e fornecedores, atualizando redes sociais e fazendo os registros necessários do sistema de gestão da qualidade. Afinal, qualidade é um assunto que vai muito além do sabor percebido quando um potinho de geleia se abre. Ela é algo que passa também pela clareza dos dizeres de rotulagem, nos materiais usados para embalar e rotular o produto e na conformidade de tudo isso à legislação em vigor.
Buscando a melhoria contínua, implantamos uma série de mudanças na nossa rotulagem. São elas:
1) A identificação do lote e o prazo de validade passaram a ser impressos na tampa, em atendimento à RDC 259/2002, que diz que essas informações devem estar presentes de forma 'visível, legível e indelével'. O carimbo na etiqueta, como era feito anteriormente, atende parcialmente essa RDC no sentido de que a etiqueta podia ser substituída. Assim, a impressão na tampa é uma medida de prevenção de fraude;
2) Foi incluído o código de barras, por sabor, de maneira a facilitar o gerenciamento de estoque e vendas nos nossos distribuidores;
3) As etiquetas passaram a ser feitas em papel bopp, que resiste melhor à umidade da geladeira e tem uma qualidade de impressão superior. As cores das aquarelas usadas nos rótulos ficaram simplesmente incríveis e com um brilho discreto.
Confira cada detalhe de como ficou a nossa geleinha!
E vem mais novidade em 2020 por aí. A gente identifica os pontos de melhoria e trabalha pesado para continuar sempre sendo muito mais do que uma carinha bonita!