Uma versão Tropicalizada do Earl Gray Tea inglês


Esta semana, tive a oportunidade de participar de um curso sobre Chás e Infusões da Cachaciê, ministrado pela Paula Braga Batista. Paula é uma amiga de longa data, do tempo em que me mudei para Belo Horizonte, há mais de dez anos e que, para minha surpresa, reencontrei mas desta vez fora das atribuições de fiscal agropecuária e, sim, como especialista em chás e infusões.

Ela me conheceu consultora e eu a conheci fiscal. Mas esta semana nos reencontramos para falar de interesses paralelos: ela, chás. Eu, geleias. Veja o resultado desse reencontro.

O primeiro ponto discutido foi a diferença entre chá e infusão. Chá é a bebida obtida a partir das folhas (e somente das folhas apicais) da planta Camelia sinensis. Qualquer outra bebida usando outras plantas e partes de plantas é uma infusão. Claro que, no Brasil, a palavra que pegou é mesmo chá e até mesmo a Anvisa admite que seja assim.

A Paula nos apresentou dois chás, o Chá Verde e o Chá Preto... e duas infusões. A diversidade de cores e sabores encanta.

Perguntei a ela sobre o uso de geleias para adoçar chás, pois havia lido sobre isso recentemente, que era um costume na Rússia. Ela confirmou e disse que esse é um costume no leste europeu. Voltei pra casa e, óbvio, que rolou uma experiência, com as dicas da Paula. Peguei o chá preto da Amaya e fiz bem forte. Adocei com nossa Geleia de Tangerina Murcot. Por que ela? Não sei. Achei que os óleos essenciais da geleia iriam saborizar bem o chá. Finalizei com uma rodela de laranja desidratada pela Ayslla Defumaria e... voilà! Somente quando mostrei a foto para a Paula, fiquei sabendo que a combinação de chá preto e tangerina é um blend inventado na Inglaterra e batizado de Earl Grey. Só que ele é consumido tradicionalmente quente e o nosso está adaptado ao calor escaldante dos trópicos. Veja receita abaixo.

A combinação de chá preto e tangerina é conhecida como Earl Grey. Uma invenção inglesa do século XIX.

Earl Grey de Verão

1. Prepare o chá: coloque 1 colher cheia de chá preto Amaya em uma xícara de água fervente. Deixe por 2 minutos. Você obterá um chá escuro e bem amargo.

2. Transfira o chá para o copo alto e adicione duas colheres de sopa de Geleia de Tangerina Deli Chat. Misture bem para dissolver. Complete o copo com gelo em escamas (bastante gelo)

3. Decore com uma rodela de laranja e/ou ervas frescas

4. Tire uma foto e mande pra gente, com a sua opinião.

Observação: Além de delicioso, o Earl Grey é apontado como muito bom para a saúde. Confira 10 benefícios do consumo desse chá.

#receita #chá #rússia #earlgrey #chápreto #inglaterra #viajarépreciso #viagens #infusão #coresnaturais #maiscorporfavor #spreadgoodvibes #saudabilidade #cameliasinensis #tangerina #geleiadetangerina

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo com aquarela@4x.png

PROCURANDO PRODUTOS PARA ENCANTAR OS CLIENTES DA SUA LOJA?

SOLICITE O NOSSO CATÁLOGO: